A Bela e a Fera, gatos persa do Brasil!!!

Você que ama e tem gato persa,ou somente curte essa raça,seja muito bem vindo!!Aqui estarei postando um pouco dos meus animais de estimação e também respondendo dúvidas dos seguidores...



Quem sou eu

Minha foto
Aparecida do Norte, SP, Brazil
Olá,meu nome é Mari,sou apaixonada por gatos,principalmente da raça Persa.Meu intuito nesse Blog é deixar registrado nesse cantinho tudo sobre a raça,alimentação,saúde e bem estar dos bichanos,espero que vcs apreciem e sigam esse Blog! Bjs a todos

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conhecendo o gato persa


Cabeça

Vista de frente, a cabeça, além de grande, é redonda. Traçando uma linha imaginária que divida verticalmente a face ao meio, obtêm-se duas metades absolutamente simétricas.
De perfil, a saliência do queixo, do focinho e da testa possuem o mesmo tamanho, ficando alinhadas.

Focinho


É pequeno e achatado, mas sem exageros: sua ponta está na altura da linha inferior dos olhos ou no máximo na linha média. As narinas são bem abertas.

Mordedura

A mordedura é perfeitamente alinhada e, preferencialmente, em tesoura. Ou seja, os incisivos (dentes da frente) da arcada superior se fecham à frente dos incisivos da arcada inferior. Aceita-se um ligeiro prognatismo, caracterizado pelos incisivos inferiores fecharem-se à frente dos superiores.

Orelhas

São arredondadas na ponta, pequenas e bem afastadas entre si.

Olhos
Os olhos são redondos, grandes e sem sinais de estrabismo.
A distância entre eles é suficiente para que caiba um outro olho grande.

Tamanho

Dono de uma ossatura pesada e musculatura bem desenvolvida, o Persa é um gato de tamanho médio para grande. Ainda que nenhum dos seus padrões oficiais estabeleça medidas, é consenso na criação que entre dois exemplares de qualidade física igual o mais pesado tende a levar vantagem.

Pelagem

Longa, abundante, armada e brilhante. Os pêlos são finos e sedosos. Há subpêlo denso e macio. É natural nas épocas quentes, a pelagem ficar mais rala por causa da troca de pêlos.

Testículos

Antes dos três meses de vida, é natural que os dois testículos estejam "embutidos" e, portanto, não visíveis. Mas normalmente aos 90 dias de idade eles já estão aparentes.

Cauda
Esticando a cauda pela lateral do corpo em direção à cabeça ela alcança, no máximo, o pescoço. Em toda a sua extensão é uniformemente lisa, sem apresentar articulações mais grossas, os chamados "NÓS" de cauda.

Padrão da Raça
Bochechas: cheias.

Cabeça: redonda, maciça, bem equilibrada, crânio muito largo.

Cauda: curta e espessa.

Cor: sólida, brilhante, correspondendo à cor da pelagem.

Corpo: compacto patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos.

Expressão: franca e agradável.

Inserção: bem distantes uma da outra, colocadas abaixo da linha do crânio.

Maxilares: largos e poderosos.

Membros: curtos, fortes, firmes.

Nariz: curto, largo, com "stop" bem definido, não arrebitado. O "stop" deve estar situado entre os olhos e pálpebras superiores e inferiores. Narinas devem ser largas e abertas para permitir uma respiração sem dificuldades.

Olhos: grandes, redondos, bem abertos e distantes um do outro.

Orelhas: pequenas, com as extremidades arredondadas, bem fornidas de pelos no interior.

Peso: entre 3,5 a 7 kg.

Pescoço: curto e forte.

Patas: curtas, fortes, paralelas. Ossadura potente, musculatura bem desenvolvida. Pés largos, redondos, fortes. Os tufos de pêlos entre os dedos são desejáveis.

Pelagem: comprida, densa, textura fina e sedosa (jamais lanosa), um colar cobre os olhos e o peito.

Queixo: forte.

Tamanho: de médio a grande.

Testa: arredondada.

Quanto as cores,os gatos variam de cores de acordo com os cruzamentos,são cores que não acabam mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário