A Bela e a Fera, gatos persa do Brasil!!!

Você que ama e tem gato persa,ou somente curte essa raça,seja muito bem vindo!!Aqui estarei postando um pouco dos meus animais de estimação e também respondendo dúvidas dos seguidores...



Quem sou eu

Minha foto
Aparecida do Norte, SP, Brazil
Olá,meu nome é Mari,sou apaixonada por gatos,principalmente da raça Persa.Meu intuito nesse Blog é deixar registrado nesse cantinho tudo sobre a raça,alimentação,saúde e bem estar dos bichanos,espero que vcs apreciem e sigam esse Blog! Bjs a todos

sábado, 23 de abril de 2011

Veja o que é e quais os sintomas do cançer!


O seu gato tem cancer?





Cancer
Cancer e uma divisao e crescimento desordenado de celulas. Ele faz com que as celulas, ao inves de se dividirem de forma normal e controlada, se dividam em tamanhos diferentes e com funoes diferentes das originais. Algumas celulas cancerosas produzem hormonios, outras nunca param de se dividir.
Esse crescimento desordenado de celulas, forma o tumor e o espalha pelo corpo. (metastase).
O cancer se classifica em duas categorias basicas: O Sarcoma e o Carcinoma.
O Sarcoma e derivado de tecidos estruturais, como ossos, musculos e tecido conectivo. Ex: O osteosarcoma e um tumor osseo.
O carcinoma e um cancer que nao se deriva de celulas dos tecidos estruturais, mas sim de celulas da pele, sangue e tecido glandular. Ex: O cancer de pele.
O cancer se espalha pelo corpo atraves de um processo denominado metastase. As celulas cancerosas se desprendem do tumor, caindo na corrente sanguinea ou linfa, viajando pelo corpo, indo se localizar e crescer em outros rgos.
Lugares comuns de metastase so: Linfonodos, bao, figado, rins e pulmoes, porque so orgaos que filtram o sangue.
Quanto mais adiantado o estagio de crescimento do tumor, mais chances de metastase e pior o prognostico.
O tratamento para o cancer, dependendo de cada caso, pode ser feito atraves de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Uma pesquisa feita pelo Morris Animal Foudation, nos EUA, relata que o cancer e a maior causa de morte de animais domesticos nos Estados Unidos. 32% das causas nao acidentais de morte nos gatos e devido ao cancer.
O aparecimento de vacinas, novas drogas, diagnosticos mais precisos com o uso de tecnologia e alimentacao mais saudavel, fez a expectativa de vida dos animais aumentar e doencas que nao chegavam a se desenvolver, agora aparecem nos animais mais idosos, como o cancer e diabetes, entre outras.
A American Veterinary Medical Association listou as variedades de cncer mais comum de ocorrer nos animais:
- Tumores abdominais: Atingem rgos do abdomen. Comuns mas dificeis de diagnosticar em fase inicial. Os primeiros sinais so aumento do abdomen e perda de peso.
- Tumores osseos: Raro em gatos.
- Tumores cerebrais.
- Tumores mamarios: Femeas idosas, tendem a crescer e se espalhar rapidamente pelo corpo. 85% desses tipos de tumores sao malignos. A castracao precoce da femea reduz o risco de ocorrencia.
- Tumores da cabea, pescoo, nariz e boca: Massas nas gengivas, com sangramentos, mau cheiro, dificuldade de comer, so sinais de alarme.
- Linfossarcoma: cancer no sistema linfatico que costuma ocorrer em animais de meia idade. Em gatos por volta dos 8 anos.
- Tumores de pele: incidencia maior em animais idosos e animais brancos. Eles dao metastase nos linfonodos e pulmes.
- Melanomas: Cancer de pele, usualmente so tumores solitario, pigmentados de negro e podem ser malignos ou benignos. A maior parte dos canceres de pele nos gatos e maligno.
- Osteossarcomas: Cancer dos ossos que sofrem metastase rapida.
- Tumor de testiculos: raro em gatos.

Nos gatos brancos, que se expoe muito ao sol, um cancer muito comum e o Carcinoma de orelha. Ele ocorre em locais onde a pele fica mais expostas, como nas pontas das orelhas, nariz e palbebras. Ele um cancer maligno e se espalhara pelo organismo se nao for retirado e tratado.



Quando ocorre na ponta da orelha, o melhor tratamento e retirar, atraves de cirurgia, a maior porcao dela que for possivel.
Em casos em que o tumor nao pode ser retirado devido a sua localizacao ou outro tipo de problema, o melhor tratamento e por radioterapia.
Deve-se fazer tambem um Rx dos pulmoes, para ver se ja ocorreu metastase.

Um comentário:

  1. Bom dia Mari,

    Sou apaixonada por gato, mas como tenho 2 cães, fico com medo deles brigarem.
    Outra coisa...... tenho muito medo, por isso preciso arrumar um filhotinho para ir se acostumando. Mas é minha paixão, ainda vou conseguir um.
    Lindo o seu
    Bjs
    Eliana

    ResponderExcluir